Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial vira foco de disputa entre PSB e Republicanos
Disputa impõe um novo desafio ao Palácio do Planalto
Uma disputa em torno do comando da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) impõe um novo desafio ao Palácio do Planalto no rearranjo de espaços no governo — e vai, inevitavelmente, frustrar aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O espaço está sendo cobiçado por PSB e Republicanos. No momento, os dois partidos acreditam que vão ficar com o direito de indicar o próximo presidente do órgão. A ABDI é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (Mdic), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
No entanto, durante as conversas para a reforma ministerial, houve pedido por parte do Republicanos para se apoderar do espaço. A legenda do Centrão ganhou o Ministério de Portos e Aeroportos.
A pasta deixará de ser comandada por Márcio França, do PSB, e passará a ser chefiada por Silvio Costa Filho, do Republicanos. Ocorre que o PSB não quer abrir mão da ABDI. Alckmin já pediu a Lula que mantenha a prerrogativa de indicar o novo chefe da agência, segundo relato de interlocutores.
O mandato do atual presidente da ABDI, Igor Calvet, termina neste mês. Calvet tem longo histórico de atuação com política industrial. Atuou no Mdic e no extinto Ministério da Economia.Alckmin, porém, está avaliando outros nomes para o posto. Já o Republicanos, que reivindica o órgão, entende que ele é um bom quadro e gostaria de reconduzi-lo ao posto.