Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial vira foco de disputa entre PSB e Republicanos 

    Disputa impõe um novo desafio ao Palácio do Planalto

    Renata AgostiniThais Arbexda CNN , Brasília

    Uma disputa em torno do comando da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) impõe um novo desafio ao Palácio do Planalto no rearranjo de espaços no governo — e vai, inevitavelmente, frustrar aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    O espaço está sendo cobiçado por PSB e Republicanos. No momento, os dois partidos acreditam que vão ficar com o direito de indicar o próximo presidente do órgão. A ABDI é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (Mdic), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

    No entanto, durante as conversas para a reforma ministerial, houve pedido por parte do Republicanos para se apoderar do espaço. A legenda do Centrão ganhou o Ministério de Portos e Aeroportos.

    A pasta deixará de ser comandada por Márcio França, do PSB, e passará a ser chefiada por Silvio Costa Filho, do Republicanos. Ocorre que o PSB não quer abrir mão da ABDI. Alckmin já pediu a Lula que mantenha a prerrogativa de indicar o novo chefe da agência, segundo relato de interlocutores.

    O mandato do atual presidente da ABDI, Igor Calvet, termina neste mês. Calvet tem longo histórico de atuação com política industrial. Atuou no Mdic e no extinto Ministério da Economia.Alckmin, porém, está avaliando outros nomes para o posto. Já o Republicanos, que reivindica o órgão, entende que ele é um bom quadro e gostaria de reconduzi-lo ao posto.

    Tópicos