Alckmin atende governadores e marca reunião para discutir tarifaço

Reunião extraordinária de fórum ocorre nesta quarta-feira (30), a pedido de chefes dos executivos estaduais

Isabel Mega e Larissa Rodrigues, da CNN
Vice-presidente, Geraldo Alckmin
Vice-presidente, Geraldo Alckmin  • 10/12/2024REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), atendeu a um pedido para a realização de uma edição extraordinária do Fórum dos Governadores nesta quarta-feira (30).

O convite foi levado pessoalmente pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que preside o grupo. A reunião ocorrerá na vice-presidência, às 9h.

À CNN, Ibaneis afirmou que o momento exige união de todos. "Precisamos unir toda a classe política para enfrentar um tema tão importante", afirmou.

Mesmo governadores da oposição já vinham cobrando a realização do fórum. O gestor de Goiás, Ronaldo Caiado (União), afirma que os estados não foram consultados pelo governo federal e cobra a avaliação dos prejuízos.

"O governo federal já avaliou o prejuízo e o comprometimento que pode causar na economia dos Estados e Municípios? Os Estados não foram consultados, só que sou eu que vou arcar com desemprego e queda de arrecadação em Goiás", disse à CNN.

Ainda não há projeção de quantos governadores devem atender ao convite, mas a ideia é reunir os representantes de todos os estados e formalizar uma comissão com representantes para acompanhar as negociações.