Alckmin vê encontro entre Lula e Trump como primeiro passo positivo

"Vamos tentar dar os passos subsequentes para tentar resolver esses problemas rapidamente", disse o vice-presidente

Guilherme Gama, da CNN, São Paulo
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República  • Valdenio Vieira/SEAUD-PR
Compartilhar matéria

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) vê o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o líder norte-americano Donald Trump como o "primeiro passo positivo" para a resolução das tarifas impostas às exportações de produtos brasileiros aos Estados Unidos.

Após o “rápido” encontro entre os presidentes na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta semana, Alckmin entende que é necessário caminhar na direção do diálogo.

“Vamos tentar dar os passos subsequentes para tentar resolver esses problemas rapidamente”, disse o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em palestra no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), nesta sexta-feira (26), em São Paulo.

Lula deve convidar Alckmin para acompanhar a sua reunião com Trump. O encontro deve ser realizado por vídeo ou por telefone na próxima semana, conforme apurado pela CNN.

Além de destacar a importância da boa relações com o exterior, Alckmin lembrou que empresas americanas entraram na Justiça contra o tarifaço: “Quem vai decidir é a Suprema Corte.” Enquanto o processo tramita, a estratégia é “correr para resolver a questão e tentar ganhar mercado”, disse.