Alcolumbre diz que sabatina de Gonet será na próxima semana
Segundo presidente do Senado, há nove nomes para ser analisados pela Casa para outros cargos

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta terça-feira (4) que na próxima semana a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e o plenário do Senado vão analisar a recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR (Procuradoria-Geral da República).
Gonet foi indicado para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto. Se aprovado, ele ficará por mais dois anos à frente da PGR.
No entanto, a recondução depende de confirmação pelo Senado, que começa a análise pela CCJ e conclui em uma votação no plenário da Casa.
Em comunicação aos senadores, Alcolumbre disse no plenário que a próxima semana será de sessão presencial para analisar os nomes das autoridades.
Segundo o presidente do Senado, há nove casos pendentes de avaliação. Entre eles, estão as duas indicações para vagas de ministros do STM (Superior Tribunal Militar), os generais de Exército Anísio David de Oliveira Júnior e Flávio Marcus Lancia Barbosa.
O caso de Gonet está sob relatoria de Omar Aziz (PSD-AM), que é responsável de apresentar o relatório para os demais integrantes da comissão. A CCJ é presidida por Otto Alencar (PSD-BA).
A apreciação consta na pauta da reunião da CCJ desta quarta-feira (5), quando deve ser lido o parecer do relator. Entretanto, é esperado que após isso ocorra a concessão de vista coletiva.
O assunto, portanto, deve retornar à análise do colegiado apenas na próxima semana, como previu o presidente do Senado.


