Alexandre Garcia: A não convocação de governadores esvazia a CPI da Pandemia

No quadro Liberdade de Opinião, o jornalista avaliou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a convocação de governadores à comissão

Da CNN, em São Paulo

No quadro Liberdade de Opinião desta sexta-feira (25), Alexandre Garcia avaliou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a convocação de governadores na CPI da Pandemia. 

Sete dos onze ministros do Supremo se manifestaram e, até aqui, a decisão é unânime. Está valendo o argumento central da relatora, a ministra Rosa Weber, de que a CPI tem poder de investigação, mas não pode extrapolar a Constituição, que impede que deputados e senadores investiguem chefes de executivos locais.

“Quem sai ganhando nessa foi [Wilson] Witzel, que aproveitou a CPI para fazer sua defesa e foi muito bem tratado pelo relator [Renan Calheiros]. A decisão do STF é que o chefe do poder executivo não pode ser convocado, então não podem [depor] 5.570 prefeitos, os governadores e o presidente da República. Acho que isso dá uma esvaziada na CPI”, comentou o jornalista.

“Mas, por outro lado, dá um fortalecimento para quem aparentemente foi prejudicado, que é o autor do requerimento das 45 assinaturas, o senador [Eduardo] Girão. Ele claramente queria investigar os governadores, mas ele se fortalece porque já que os governadores do Consórcio Nordeste não vão [à CPI], há mais um motivo para convocar o diretor-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.”

O Liberdade de Opinião tem a participação de Sidney Rezende e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

Alexandre Garcia no quadro Liberdade de Opinião
Alexandre Garcia no quadro Liberdade de Opinião
Foto: CNN Brasil (25.jun.2021)

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.