Ana Moser não comparecerá à posse de Fufuca no Ministério do Esporte
Indicado pelo PP, Fufuca foi nomeado para a pasta na manhã desta quarta-feira (13) pelo presidente Lula; cerimônia está marcada para as 18h30
A cerimônia de posse de André Fufuca (PP-MA) no Ministério do Esporte, prevista para as 18h30 desta quarta-feira (13), não terá a presença de Ana Moser, até então a frente da pasta.
A informação foi confirmada pela assessora da ex-ministra.
Fufuca foi nomeado durante a manhã de hoje em uma cerimônia fechada, restrita para aos novos integrantes do governo, familiares e representantes dos partidos, mas uma cerimônia aberta está confirmada para o início da noite.
Na terça-feira (12), ainda como indicado ao cargo, Fufuca foi ao prédio da pasta para iniciar a transição, mas se reuniu apenas com a equipe técnica da pasta. Na ocasião, Moser não estava no prédio e alegou uma agenda de urgência.
Coube ao assessores do ministério do Esporte repassarem a Fufuca as políticas implementadas durante a gestão anterior. Entre elas estão cerca de 30 itens, como os programas Bolsa Atleta Gestante, Bolsa Pódio, Estratégia Nacional para o Futebol Feminino e encaminhamento de todo o orçamento liberado para pagamentos de emendas à parlamentares.
Ana Moser foi anunciada para a pasta do Esporte em 29 de dezembro de 2022. O ministério foi recriado, após ser extinto na gestão de Jair Bolsonaro. A ex-atleta foi a primeira mulher a assumir o posto.
Moser declarou apoio a Lula ainda na campanha e até assumir o ministério não ocupou cargos políticos nem foi filiada a partidos.
A mudança no comando do ministério busca atrair mais votos dos partidos de Centro na Câmara para pautas de interesse do governo.