Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após discurso em que disse se sentir mulher, deputado Nikolas Ferreira multiplica números de seguidores nas redes

    Especialista acredita que crescimento no Instagram e no Twitter está relacionado ao uso de robôs

    Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
    Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) Câmara dos Deputados

    Emanuelle Leonesda CNN*

    em Brasília

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhou mais de 20 mil novos seguidores no Instagram desde o discurso que fez no plenário da Câmara nesta quarta-feira (8) em que, vestindo uma peruca amarela, disse que se sentia uma mulher transsexual e, por isso, teria “lugar de fala” no Dia Internacional das Mulheres.

    O número é três vezes maior do que a média diária registrada pelo parlamentar em fevereiro: 6.170.

    “Hoje, o Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole”, afirmou na quarta.

    O Ministério Público Federal (MPF) pediu para a Câmara investigar o deputado Nikolas por transfobia. E parlamentares apresentaram notícia crime no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Após a repercussão do discurso, o deputado se defendeu das acusações de transfobia em suas redes sociais. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans – visto a diferença biológica – e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa”, escreveu.

    Segundo o especialista em inteligência artificial Marcelo Senise, o conteúdo do parlamentar está sendo impulsionado por “bots” – robôs – para gerar engajamento. Ele avalia que o crescimento no número de seguidores deve continuar por mais dez dias.

    “O aumento deve seguir por sete a dez dias para realizar um polo de atração. Esse volume de seguidores vai crescer assustadoramente daqui três a cinco dias. Hoje, foram 20 mil, amanhã serão 40 mil e assim por diante”, afirmou Senise.

    No Twitter, Nikolas Ferreira também conseguiu alcançar mais pessoas, porém o crescimento foi menor do que em seu perfil no Instagram. Em 24 horas, Nikolas ganhou 4.200 seguidores, número que não foge muito da sua média diária na rede social, que é de 3.900.

    Senise afirmou que o uso de robôs no perfil do deputado foi um dos motivos pelos quais o Instagram desativou a conta oficial de Nikolas, em novembro de 2022, e considerou que o uso dos bots é uma possível ação coordenada para que seu perfil alcance novamente o alcance que tinha antes de a plataforma suspender sua conta. De acordo com o Instagram, o uso de robôs é um dos motivos pelos quais algumas contas são suspensas na plataforma.

    Procurados pela CNN, a equipe do parlamentar ainda não se manifestou sobre o suposto uso de robôs. Em nota enviada à imprensa, nesta quinta-feira, Nikolas informou que não promoveu um discurso de ódio ou transfóbico.

    A íntegra da nota do deputado Nikolas:

    “O deputado informa que proferiu discurso tão somente com o intuito de alertar sobre a perda de espaço das mulheres nos esportes para pessoas trans. Homens e mulheres são biologicamente diferentes e possuem corpos diferentes. Negar isso, portanto, é adotar um tipo de negacionismo sem precedentes. Nesse sentido, não houve, em momento algum da fala, o crime de transfobia ou discurso de ódio, mas sim o direito constitucional do parlamentar em expressar sua opinião sobre um determinado tema. Por fim, no que tange às notícias de que o PSB e partidos de esquerda tenham pedido a cassação do mandato, informamos que ainda não recebemos nenhum tipo de notificação, mas é aguardado com tranquilidade, haja vista a certeza de que nenhum crime foi cometido”.

    *Estagiária sob supervisão de Afonso Benites