Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após encontro com Fux, Ciro Nogueira exalta harmonia entre Poderes

    O encontro acontece após dias de tensão na relação entre Executivo e Judiciário, motivados por declarações do presidente Jair Bolsonaro

    João de Mari, da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

     

    O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, publicou nesta quarta-feira (18) uma fotografia nas redes sociais ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para exaltar uma harmonia entre os três Poderes. Na imagem, os dois seguram a Constituição.

    “No encontro com o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, consenso sobre o que nos une a todos: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Brasil, o nosso futuro, a harmonia entre os Poderes, sintetizados no símbolo que é a nossa Constituição”, escreveu Nogueira.

    O encontro entre Nogueira e o presidente do Supremo acontece após dias de tensão na relação entre Executivo e Judiciário, motivados por declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

    Segundo o analista de política da CNN Caio Junqueira, a ideia de Nogueira para o encontro era passar uma visão de que o confronto com o Judiciário é o espaço que o chefe do Executivo encontrou para mobilizar a sua base de eleitores no momento mais difícil do seu governo. 

    No último sábado (14), Bolsonaro afirmou em suas redes sociais que levará ao Senado um pedido para instaurar um processo de impeachment contra os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

    ‘Democracia não pode ser questionada como vem sendo’

    Hoje (18) mais cedo, Fux também se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Segundo Pacheco, os dois trataram de “restabelecer o diálogo com o Executivo”.

    “Havíamos estabelecido possibilidade de reunião com o presidente da República (Jair Bolsonaro), o Senado, STF e Câmara (Arthur Lira), eventualmente com o Procurador-Geral da República (Augusto Aras). Essa reunião acabou cancelada, e é muito importante que o diálogo entre o presidente do STF e da República seja restabelecido”, disse Pacheco em coletiva de imprensa.

    Na coletiva, Pacheco também afirmou que a “democracia não pode ser questionada como vem sendo” e que na conversa com Fux foi discutido o momento do país e o papel de cada um dos poderes.

    “O diálogo entre representantes dos poderes é fundamental e é o pilar essencial na democracia. Buscamos a manutenção do diálogo. Externei o respeito que tenho pelo STF. Exigimos da outra parte o respeito ao Legislativo, e todos devem respeito ao Executivo e exigem reciprocidade”, afirmou.

    O encontro acontece após dias de tensão na relação entre Executivo e Judiciário
    O encontro acontece após dias de tensão na relação entre Executivo e Judiciário, motivados por declarações do presidente Jair Bolsonaro
    Foto: Reprodução/Twitter

    Mais Recentes da CNN