Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após fala de Torres, relatora pretende convocar Ibaneis para depor à CPMI do 8 de janeiro

    Decisão foi tomada depois de o ex-ministro da Justiça dizer à comissão que faltaram policiais para conter atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes

    Thais Arbex

    Relatora da CPMI de 8 de janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) disse à CNN nesta terça-feira (8) que pretende convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para depor à comissão.

    A decisão acontece depois de o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres dizer à CPMI que faltaram policiais para conter atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes.

    Vídeo: Torres diz à CPMI que não recebeu alerta sobre atos de 8/1

    A CNN procurou o governador Ibaneis Rocha, mas ele não quis se manifestar.

    Torres argumentou que a Secretaria de Segurança era responsável pelo planejamento da operação, e não a execução do plano.

    De acordo com ele, caso o Protocolo de Ações Integradas (PAI) assinado por ele, que continha o planejamento da segurança para o dia 8 de janeiro, tivesse sido seguido à risca, “seríamos poupados dos lamentáveis atos do dia 8 de janeiro”.

    “O que o protocolo colocou para a PM, a PM tem que cumprir; o que o protocolo colocou para a Polícia Civil, a Polícia Civil tem que cumprir. Meios, efetivos, número de homens, é com cada instituição”, disse.

    Após a fala de Torres, Eliziane Gama disse ver um “jogo de responsabilidade” entre as autoridades que atuavam no comando da segurança à época.

    “Fica um jogo de responsabilidade e o que a gente vê é o cenário que acompanhamos, de destruição das sedes dos poderes do país”, afirmou a relatora.