Após recesso, Congresso Nacional realiza sessão de abertura do ano legislativo

Lula não deve participar, mas encaminhará carta com mensagem presidencial ao Parlamento

Mayara da Paz, da CNN, Brasília
Congresso irá se reunir para a abertura do ano legislativo  • Arquivo - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

O Congresso realiza, nesta segunda-feira (5), sessão de abertura do ano legislativo.

O evento marca o início dos trabalhos na Câmara e no Senado em 2024 após o recesso parlamentar.

A sessão deve reunir diversas autoridades, entre as quais os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e ministros de Estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve marcar presença no evento, mas encaminhará mensagem presidencial ao Parlamento.

O documento, enviado ao Legislativo todos os anos, será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Segundo o âncora da CNN Gustavo Uribe, na carta presidencial, Lula deve defender que o diálogo entre os Três Poderes se aprofunde neste ano.

O recado vem após 2023 ter sido marcado por uma queda de braço entre o Legislativo e o Judiciário, com a discussão de propostas que limitam a atuação da Suprema Corte.

Além disso, o Palácio do Planalto enfrentou dificuldade para aprovar medidas de interesse do governo dentro do Congresso.

Rito da cerimônia

A sessão de reabertura dos trabalhos legislativos será realizada no plenário da Câmara.

Antes da sessão solene começar é feita uma cerimônia na área externa do Congresso para recepcionar as autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Pela tradição, o presidente do Senado é o primeiro a chegar. Ele subirá a rampa, passará em revista à tropa e assistirá à uma salva de tiros de canhão. Em seguida, o hino nacional será tocado e as bandeiras do Brasil e do Mercosul, hasteadas.

Logo depois é esperada a chegada de presidentes de tribunais superiores. Do alto da rampa, o grupo irá para o plenário da Câmara, onde ocorrerá a sessão solene.
Além da mensagem enviada por Lula ao Parlamento, a cerimônia conta, também, com a mensagem do Poder Judiciário e as falas dos presidentes Pacheco e Lira.

Tópicos