Após reunião com empresários, senadores falam em carta para adiar tarifaço

Parlamentares brasileiros se reuniram com empresários americanos nesta segunda-feira (28) em Washington

Mariana Janjácomo e Maria Clara Matos, da CNN, Washington e São Paulo
Senador Nelsinho Trad (centro), durante reunião em Washington; Teresa Cristina (e) e Jaques Wagner (d)  • Nelsinho Trad Filho/Flickr
Compartilhar matéria

Depois de uma reunião com empresários americanos, os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Carlos Viana (Podemos-MG) mencionaram nesta segunda-feira (28) a possibilidade de uma carta endereçada à Casa Branca pedindo a prorrogação do prazo de aplicação das tarifas de 50% aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

A alíquota é maior do que a aplicada à União Europeia — que chegou no último domingo (27) a um acordo de 15% — e do que a tarifa global, que pode atingir até 20%. O governo americano confirmou que a taxação entrará em vigor ainda esta semana, no dia 1º de agosto.

 

“Uma reunião positiva, pragmática, saiu dali uma sugestão deles fazerem um manifesto, uma carta solicitada a prorrogação desse prazo", afirmou Trad, que participou do encontro. O parlamentar do PSD disse que a classe empresarial ficou "sensibilizada" com a conversa, e que a carta deve ser feita pela Câmara de Comércio americana.

Ainda em entrevista coletiva após a reunião, o senador brasileiro negou saber da existência de interlocuções entre empresários e autoridades americanas.

"Deixamos claro para a Câmara de Comércio, o pedido da manifestação pública foi meu. Da seguinte forma: as corporações, as empresas que tem negócio como Brasil, se manifestarem pelo adiamento pelos prejuízos que isso vai causar aos dois países", adicionou o senador Viana. "Essa questão econômica está prevista nesse manifesto. Eles vão dividir conosco o texto para que a gente possa fazer conjuntamente."

Viagem a Washington

Uma comitiva de senadores brasileiros iniciou nesta segunda-feira (28) uma série de agendas que, segundo eles, têm o objetivo de tentar negociar as tarifas impostas ao Brasil.

Além das reuniões com empresários dos EUA, os encontros também incluem conversas com congressistas norte-americanos. Oito parlamentares participam da delegação.

Os compromissos aconteceram pela manhã na Embaixada do Brasil em Washington e pela tarde na sede da U.S. Chamber of Commerce, para um encontro com lideranças e representantes do Brazil-U.S. Business Council.

Os senadores começaram a chegar aos EUA no fim de semana.