Aposentadoria de Barroso é publicada e Lula deve acelerar indicação ao STF
Presidente avisou aliados que faria anúncio após decisão do ministro ser oficializada
A aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do STF (Supremo Tribunal Federal) a partir do próximo sábado (18) foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta quarta-feira (15).
"O presidente da República (...) resolve conceder aposentadoria, a partir de 18 de outubro de 2025, a Luís Roberto Barroso, no cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal", diz trecho do decreto assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com isso, Lula deve acelerar sua indicação — que será terceira em seu atual mandato —, segundo apuração da analista de política da CNN Brasil Isabel Mega.
A decisão de Lula de esperar pela saída oficial é associada a um gesto de delicadeza ao ministro, que ficou na Corte por 12 anos após ser indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Lula tem feito gestos aos ministros do STF e se reuniu com integrantes do Supremo, na noite de terça-feira (14), para conversar sobre o assunto.
O jantar foi relatado como "super agradável", mas Lula não teria comunicado aos ministros a decisão sobre quem iria indicar.
O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, é tido como o favorito. Nomes do próprio STF, no entanto, defendem a escolha pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Para interlocutores do petista, a decisão está bem encaminhada. Lula, no entanto, ainda deve procurar pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que é aliado de Pacheco, para discutir cenários.
Apesar de gostar de Pacheco, o favoritismo de Messias tem sido apontado por uma questão de "confiança" de longa data.
Saída de Barroso
Segundo apurado pela analista de política da CNN Brasil Luísa Martins, ao longo desta semana, Barroso vai resolver pendências do gabinete e deixar prontos alguns votos de processos dos quais pediu vista.
Segundo mostrou a CNN Brasil, Barroso estuda, como uma espécie de "ato final" no STF, votar na ação sobre o aborto, no sentido da descriminalização do procedimento até a 12ª semana de gestação.
O magistrado não participou da sessão de hoje no STF.
*Publicado por Douglas Porto


