Arruda Botelho: Crise com Petrobras evidencia que país vive inabilidade política

No quadro Liberdade de Opinião, advogado analisou declarações do presidente da estatal e de Jair Bolsonaro sobre os preços dos combustíveis

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

No quadro Liberdade de Opinião desta terça-feira (28), o advogado Augusto de Arruda Botelho falou sobre a situação na Petrobras após comentários do governo federal sobre a política de preços da estatal.

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retomar o assunto, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou em entrevista coletiva que a responsabilidade social da empresa é pagar tributos e distribuir dividendos.

Ele também disse que a estatal acompanha os movimentos do mercado, como o preço das commodities e do dólar. Por esse motivo, novos aumentos no valor dos combustíveis não estão descartados.

Citando uma fala de Bolsonaro durante uma cerimônia de comemoração dos mil dias de governo, Arruda Botelho analisou que “tudo tem piorado” nos últimos anos, incluindo, o preço dos combustíveis.

“‘Nada é tão ruim que não possa piorar’. Esse ditado claramente não se aplica ao governo Bolsonaro. Tudo tem piorado. A inflação aumentou e muito, um aumento galopante, na casa dos dois dígitos; o desemprego cresceu e não foi pouco; e os preços também não param de crescer”, disse o advogado.

“A economia brasileira está instável e todas as projeções econômicas indicam queda no crescimento do PIB. Teremos próximos meses e anos bastante difíceis. A própria Petrobras indica que não há como manter o preço dos combustíveis baixo, pois o mercado internacional já projetou reajustes”, continuou.

“Isso estaria dentro de um contexto normal dentro de uma economia mundial que não vai bem. O problema é que o Brasil estruturalmente vai muito mal diante de inabilidade política do governo de sanar suas próprias contas, seus problemas e fazer reformas necessárias que precisamos fazer”, afirmou Arruda Botelho.

O Liberdade de Opinião teve a participação de Augusto de Arruda Botelho e Gisele Soares. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN