Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Arthur Lira vai à Copa do Catar, dizem auxiliares

    O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, disse à CNN acreditar que a PEC do Estouro não será apresentada nesta semana.

    Caio Junqueira

    Arthur Lira vai viajar ao Catar para a Copa do Mundo, segundo interlocutores do presidente da Câmara. Ele fica no país de 25 a 29 e deve assistir ao jogo entre Brasil e Suíça. Sua ausência deve dificultar ainda mais a apresentação da PEC do Estouro. Como mostrou a CNN, o PT já considera adiar a apresentação da PEC do Estouro para a próxima semana.

    O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, disse à CNN acreditar que a PEC não será apresentada nesta semana. “Acredito que não (será apresentada nesta semana)”, afirmou.

    Outros interlocutores de Lula que estão à frente das negociações também disseram à CNN que a PEC não deverá sair nesta semana.

    O principal problema para a PEC, segundo esses negociadores, é a acomodação política dos futuros aliados no novo governo e a montagem da base aliada. A divisão de poder entre os aliados no Senado também virou um problema nas últimas horas. O grupo do MDB de Renan Calheiros contesta a entrega plena de poder ao grupo do atual presidente, Rodrigo Pacheco.

    Além disso, a ausência de Lula em Brasília nesta semana e o jogo do Brasil na Copa do Mundo nesta quinta-feira também devem atrapalhar o calendário.

    A expectativa no governo eleito é de que resolvida a questão política, as demais divergências quanto ao texto, como o prazo do waiver fiscal (um ano ou quatro anos) e o tamanho do valor extrateto que a PEC permitiria (R$ 175 bilhões ou menos) ficariam mais fáceis de administrar.