Atlas: maior parte vê ida de Lula a desfile como propaganda antecipada

Presidente foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói em desfile na Marquês de Sapucaí

Renata Souza, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (26) mostra que 46,7% do brasileiros, o que representa a maior parte dos entrevistados, têm uma opinião negativa sobre a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao desfile da Acadêmicos de Niterói. Eles acreditam que o petista usou sua presença para fazer propaganda eleitoral antecipada.

Por outro lado, 41,7% veem positivamente o fato de Lula ter ido assistir presencialmente ao desfile, entendendo que ele estava prestigiando um evento importante para a cultura e economia do país.

Do total, 8% não têm opinião positiva nem negativa. Outros 3,6% não sabem.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 4.986 eleitores, entre os dias 19 e 24 de fevereiro, por meio de recrutamento digital. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Estreante no Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói decidiu levar à Marquês de Sapucaí uma homenagem à trajetória pessoal e política de Lula. A escola acabou sendo rebaixada.

O desfile foi alvo de uma série de ações na Justiça. As iniciativas citam possíveis casos de propaganda antecipada, abuso de poder político e econômico, uso indevido de recursos públicos e até alegações de preconceito religioso contra evangélicos retratados no enredo, levando o caso para além da Justiça Eleitoral.

Confira a íntegra da pesquisa abaixo