Barroso, Alcolumbre e Maia se reúnem hoje para tratar do adiamento das eleições

Presidente do TSE, Barroso vai apresentar dados técnicos sobre o possível adiamento das eleições municipais deste ano

Daniel Adjutoda CNN

Ouvir notícia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, vai apresentar nesta segunda-feira (8) dados técnicos sobre o possível adiamento das eleições municipais deste ano aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia. Por causa da pandemia, a data deverá ser remarcada.

Desde que assumiu o comando do TSE, o ministro tem se dedicado a conversar com sanitaristas, epidemiologistas, biólogos e estatísticos para elaborar estratégias e definir as medidas sanitárias que serão adotadas durante as votações. 

Entre as possibilidades para garantir a segurança dos eleitores, está a de estender o horário de votação nas seções eleitorais até a noite, por volta das 20h, para evitar aglomeração e definir turnos para pessoas dos grupos de risco, como idosos.

A decisão do adiamento das eleições é tomada pelo Congresso Nacional. Para que a data seja remarcada, é necessário aprovar uma emenda à Constituição. Por sugestão do presidente do Senado, foi criada uma comissão composta por deputados e senadores para tratar do tema. 

A ideia inicial é que a comissão seja composta pelos líderes dos partidos. Entre parlamentes, há consenso para mudança da data, mas não para a prorrogação de mandatos de atuais gestores.

Mais Recentes da CNN