Bolsonaro deve escolher número 3 do Exército para vaga no STM
General de quatro estrelas Freire Gomes será indicado pelo presidente para o Superior Tribunal Militar
O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar o general de quatro estrelas Freire Gomes para vaga de ministro do Superior Tribunal Militar (STM), que será aberta em julho. Atualmente, ele é o terceiro na linha de comando do Exército. É o Comandante de Operações Terrestres. Gomes, como representante da Força, acompanha o presidente na comitiva de viagem à Rússia. De acordo com fontes do governo ouvidas pela CNN, Bolsonaro aproveitou a viagem para fazer os últimos ajustes e bater o martelo pela indicação.
Em março do ano passado, o general chegou a ser cotado para assumir o comando do Exército. Amigo do ministro da secretaria geral da presidência, Luiz Eduardo Ramos, Freire Gomes é general considerado moderado. Os dois são paraquedistas.
Perguntado pela CNN, o Planalto ainda não se manifestou.
Rússia
A escolha do nome para o STM, em meio a viagem à Rússia, é sinal de prestígio para a ala militar do governo.
Apesar de desaconselhado a seguir viagem, Bolsonaro manteve a visita a Putin na agenda, entre os motivos, pelo caráter técnico militar do encontro. A viagem reforça o intercâmbio entre Brasil e Rússia quanto ao material bélico e projetos estratégicos, como construção de submarino de alta propulsão e caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Há ainda os exercícios militares de que o Brasil vai participar nos próximos meses juntamente com países aliados, como a Suécia e o Catar. Além disso, há o fato do país ter retomado o acento rotativo no Conselho de Segurança da ONU – o que, na visão de fontes militares, vai exigir posicionamento brasileiro sobre os conflitos na região da Ucrânia.
O ministro da Defesa Braga Netto e o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, que também estão na comitiva presidencial, se reúnem nesta quarta-feira, na Rússia, com ministros russos das respectivas áreas.