Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro diz que cogita disputar Presidência em 2026 se estiver elegível

    Ex-presidente também disse que pode se candidatar a vereador do Rio de Janeiro em 2024

    Da CNN São Paulo

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que cogita se candidatar como vereador nas eleições municipais do Rio de Janeiro em 2024 e disputar a Presidência da República novamente em 2026.

    “Lógico que não quero perder meus direitos políticos. Até falei outro dia, estou pensando em me candidatar a vereador do Rio de Janeiro. Qual o problema? Não é demérito nenhum”, disse Bolsonaro em um evento do PL no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (23).

    “Em 2026, se estiver vivo até lá, e também elegível, se essa for a vontade do povo, a gente vai e disputa novamente a Presidência”.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações em uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.

    A primeira sessão do julgamento, na quinta-feira (22), foi suspensa após a leitura do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que foi favorável à inelegibilidade de Bolsonaro. O julgamento deve ser retomado na próxima terça-feira (27).

    Bolsonaro disse, em seu discurso no evento do PL, que, em 2026, o presidente e o vice-presidente do TSE serão, respectivamente, Kassio Nunes Marques e o “terrivelmente evangélico” André Mendonça, ambos indicados por ele para ocupar a Corte.

    “As coisas mudam, será que a preocupação com essa mudança antecipa a vontade de…”, disse o ex-presidente, deixando a frase inacabada.

    *Publicado por Fernanda Pinotti