Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro escolhe líder religioso para garupa de moto, de olho em 2022

    Deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) é presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara e defensor do nome de André Mendonça para ministro do STF

    Bolsonaro com motoqueiros em manifestação (12-06-2021)
    Bolsonaro com motoqueiros em manifestação (12-06-2021) Foto: Reprodução / CNN

    Basília Rodriguesda CNN

    Ouvir notícia

    O presidente Jair Bolsonaro escolheu para montar em sua garupa, durante a “motociata” deste sábado em São Paulo, quem acredita que possa ser um bom chamador de voto em 2022: o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). Eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2018, com quase 120 mil votos, Madureira preside a Frente Parlamentar Evangélica na casa.

    À CNN, Madureira disse ter se sentido “emocionado” por ter sido escolhido para ser o passageiro de Bolsonaro. “Fiquei todo trajeto na garupa do presidente, vendo a emoção das pessoas. Acaba sendo muito emocionante ver tudo isso, muito legal. Havia pessoas em todo trajeto, desde São Paulo até Jundiaí, ida e volta. Além de motoqueiros, tinha pessoas nos canteiros das rodovias, das avenidas, cumprimentando o presidente”, descreveu o parlamentar, que também é pastor evangélico.

    Cezinha de Madureira (PSD-SP)
    O deputado federal Cezinha de Madureira (PDS-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica
    Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

    Na moto, uma preocupação de Madureira foi tentar dimensionar quantas pessoas seguiram a motociata. Ele diz que se surpreendeu com o fato de ver pessoas durante todo o percurso.

    Perguntado sobre o que achou de o presidente Bolsonaro ter se comparado a Jesus Cristo, ao afirmar que “onde estiverem, estarei no meio de vocês”, reeditando a frase bíblica, Madureira apontou que o presidente fez várias outras considerações bíblicas. O discurso agrada um grupo significativo no eleitorado de Bolsonaro, o religioso. “Ele também disse ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos’”, ressaltou o deputado, citando o que foi o slogan da campanha bolsarista em 2018.

    A bancada evangélica está em plena campanha pela escolha de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) da mesma fé. O nome predileto é o do atual ministro da Advocacia Geral da União (AGU), André Mendonça. Madureira é um dos principais apoiadores do nome de Mendonça.

    O deputado federal acompanhou Bolsonaro desde o início da manifestação e também no helicóptero onde o presidente estava no sobrevoo que fez do local.

    Multa

    À CNN, o parlamentar ironizou o fato de não ter sido multado pelo governo de São Paulo por não usar máscara – ele seria autuado depois de falar com a coluna. O presidente da República, seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro e o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, foram autuados. “O ato só não foi melhor porque o (João) Doria não me multou”, brincou, citando o governador do estado.

    A multa é de R$ 552,71 para cada pessoa que esteve na manifestação e foi identificada.

    Mais Recentes da CNN