Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsonaro participa de exibição de comboio militar em Brasília

    Ato aconteceu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados prevê votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso nas eleições

    Da CNN, em Brasília

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou na manhã desta terça-feira (10) da exibição de um comboio militar nas proximidades do Congresso Nacional, em Brasília.

    Segundo a Marinha, o desfile já estava programado. A Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto, foram entregues os convites para que eles compareçam à demonstração operativa, marcada para o dia 16 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa.

    O ato aconteceu no mesmo dia da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso nas eleições — uma das bandeiras do presidente.

    Antes do evento, pelas redes sociais, Bolsonaro, chamou autoridades para participar do ato na capital federal.

    Segundo o aviso de pauta divulgado pela Marinha, a Operação Formosa acontece há mais de 30 anos e é o maior treinamento militar da instituição no Planalto Central. Pela primeira vez, o ato teve a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

    O anúncio da manifestação, porém, gerou críticas entre políticos, que acreditam que o desfile pode soar como algum tipo de pressão do governo para a aprovação da PEC do voto impresso, além de aumentar a tensão entre os Poderes.

    Desfile do comboio militar, com tanques e armamentos, acontece hoje
    Desfile do comboio militar, com tanques e armamentos, aconteceu na manhã desta terça-feira (10)
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (10.ago.2021)

    Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Marinha:

    Blindados da Marinha chegam ao Planalto Central para realizar treinamento em Formosa

    “Nesta terça-feira (10/8), pela manhã, comboio com veículos blindados, armamentos e outros
    meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília, a
    caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF). Na oportunidade, às 8h30, no Palácio do Planalto, serão entregues ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no CIF.” 

    Com informações de Basilia Rodrigues, Gustavo Uribe, Gabrielle Varela e Renato Barcellos, da CNN