Boulos: Ato contra PEC da Blindagem e anistia é recado a Hugo e senadores

Movimentos de esquerda foram às ruas neste domingo para protestar contra o PL da Anistia e a PEC da Blindagem

Danilo Moliterno e João Nakamura, da CNN, em São Paulo
Manifestação contra a anistia e a PEC da Blindagem convocada pela esquerda, em São Paulo, 21 de setembro de 2025
Manifestação contra a anistia e a PEC da Blindagem convocada pela esquerda, em São Paulo, 21 de setembro de 2025  • CNN
Compartilhar matéria

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse em entrevista a jornalistas neste domingo (29), enquanto participava de manifestação na capital paulista, que o ato é um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a senadores.

Movimentos de esquerda voltaram às ruas neste domingo para protestar contra o PL (Projeto de Lei) da Anistia e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem.

"Hoje é um marco: a esquerda retoma o protagonismo. A consequência é que nós vamos apresentar exigências. Essa mobilização é um recado para o presidente da Câmara, Hugo Motta. Para que paute imediatamente a cassação de Eduardo Bolsonaro (deputado federal, do PL-SP), que paute imediatamente o projeto de zerar o Imposto de Renda (proposta do governo que amplia a faixa de isenção)", disse.

"E é um recado para que os senadores derrubem a PEC da Blindagem. E que não vamos aceitar nenhum tipo de anistia. E eu acho esse processo de aquecimento das ruas vai caminhar para a reeleição do presidente Lula (PT)", completou.

Pela manhã, ocorreram atos em Brasília e em capitais como Salvador, Belo Horizonte e Manaus. Já pela tarde, as manifestações aconteceram em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, entre outras cidades.

Ao discursar para os manifestantes, Boulos celebrou este como “um dia histórico” em que “a esquerda brasileira retomou o protagonismo das ruas".

"Não adianta só a gente ficar indignado com o que aconteceu essa semana e depois passar essa indignação. Nós temos que tirar isso como lição para no ano que vem eleger a maior bancada de esquerda da história do país. É fazer o serviço completo: eleger o Lula e ganhar o Congresso", declarou.

Bandeirão

O ato da esquerda deste domingo levou à Avenida Paulista bandeirões do Brasil. Em um deles, havia o mote "sem anistia" no lugar do lema "Ordem e Progresso".

No 7 de Setembro, uma bandeira dos Estados Unidos foi estendida por manifestantes durante ato pró-anistia, organizado pela direita.

"Aqui está quem defende de verdade o Brasil, nós somos os verdadeiros patriotas", afirmou Boulos.