Brasil não depende dos EUA, da China ou da Argentina, diz Lula

Declaração acontece em dia de grande volatilidade no mercado internacional após o início das tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump

Gabriela Boechat, da CNN, Brasília
Presidente Lula durante visita e cerimônia de anúncios de investimentos e contratações por parte do Mercado Livre  • Ricardo Stuckert / PR
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (7) que a construção de um país mais igualitário não depende dos Estados Unidos, da China ou da Argentina, mas dos brasileiros.  

O presidente deu a declaração em cerimônia de anúncio de investimentos e contratações do Mercado Livre, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo.

“Esse país de classe média está nas nossas mãos, não depende dos EUA, não depende da China, não depende da Argentina, depende de nós brasileiros”, disse Lula.

O petista falava da importância da construção de um país de classe média, em que não haja pessoas muito ricas, nem muito pobres.  

A declaração se dá em dia de grande volatilidade no mercado internacional após o início das tarifas comerciais anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e as retaliações da China.  

Nesta segunda-feira, o mercado refletiu o pânico dos investidores com a intensificação da guerra comercial na sexta-feira (4). 

Após oscilar ao longo da sessão, o dólar à vista fechou em alta de 1,24%, cotado a R$ 5,9107. Já Ibovespa encerrou o pregão com perdas de 1,31%, a 125.588,09 pontos. 

O "tarifaço" de Trump passou a valer no último sábado (5). Este foi o primeiro dia útil com as medidas em vigor. Os EUA aplicaram uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros.  

Para a China, a tarifa foi de 34%. O país então retaliou com a mesma taxa para a importação de produtos americanos. Nesta segunda, Trump ameaçou impor tarifa adicional de 50% caso o país asiático não recuasse.  

Brasil não depende dos EUA, da China ou da Argentina, diz Lula | CNN Brasil