Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil recebe com satisfação reconhecimento da Palestina por Espanha, Noruega e Irlanda

    Governo brasileiro defende a solução de dois Estados no Oriente Médio, um israelense e outro palestino

    O Brasil defende a chamada solução de dois Estados no Oriente Médio, um israelense e outro palestino
    O Brasil defende a chamada solução de dois Estados no Oriente Médio, um israelense e outro palestino Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    Patrícia Nadirda CNN

    Brasília

    O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio de que a Espanha, a Noruega e a Irlanda reconhecerão a Palestina como um Estado independente.

    Diplomatas disseram à CNN, em caráter reservado, que a informação foi recebida com contentamento. Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores não deve se manifestar sobre o assunto.

    O Brasil defende a chamada solução de dois Estados no Oriente Médio, um israelense e outro palestino. Interlocutores do Itamaraty citam que essa coexistência pacífica é endossada pelo país tanto em fóruns internacionais, como em reuniões bilaterais.

    Apesar do esforço da comunidade internacional, tropas israelenses e membros do Hamas vivem uma escalada das tensões na região, com guerras e crises humanitárias. Todas as tentativas de se chegar a um acordo de paz fracassaram.

    Estado palestino

    Mais cedo, Espanha, Noruega e Irlanda anunciaram planos para reconhecer formalmente um Estado palestino. O reconhecimento entrará em vigor nos três países em 28 de maio, disse o ministro das Relações Exteriores irlandês, Micheál Martin.

    A decisão histórica provocou a rápida condenação de Israel, com uma ordem imediata de retirada dos embaixadores israelenses na Irlanda e na Noruega.

    O Estado palestino foi reconhecido por mais de 130 dos 193 estados membros das Nações Unidas, de acordo com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).