Câmara sorteia novos nomes para relatoria de ação sobre motim no plenário
Os nomes dos deputados Josenildo (PDT-AP) e Moses Rodrigues (União-CE) se juntam ao de Albuquerque (Republicanos-RR) na lista tríplice sorteada; relator deve ser definido até a próxima sexta (24)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados sorteou nesta terça-feira (21) dois novos nomes da lista tríplice para a escolha do relator da ação contra os deputados que ocuparam a mesa da presidência no plenário da Câmara em agosto. Foram sorteados os deputados Josenildo (PDT-AP) e Moses Rodrigues (União-CE). A partir da lista, será escolhido o relator das representações.
Os processos disciplinares pedem a suspensão por um mês dos deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). As ações tramitam de forma conjunta e terão um único relator.
A escolha da relatoria é feita por meio de lista tríplice, em que um nome é designado. O novo sorteio foi realizado nesta tarde após os deputados Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) e Castro Neto (PSD-PI) pedirem a retirada dos seus nomes da lista tríplice.
Eles foram sorteados em 7 de outubro, quando o processo disciplinar foi considerado oficialmente aberto. A lista também inclui o deputado Albuquerque (Republicanos-RR), que segue na listagem até o momento.
O presidente do Conselho de Ética, deputado deputado Fabio Schiochet (União-SC), informou que deve definir quem ficará com a relatoria até sexta-feira (24).
Os procedimentos contra os três deputados foram abertos a partir de representações enviadas pela presidência da Câmara, conforme recomendação da Corregedoria Parlamentar.
As ações miram o comportamento dos congressistas durante o bloqueio das atividades do plenário na retomada dos trabalhos na Câmara após o recesso de julho. Na ocasião, parlamentares da oposição ocuparam o plenário por mais de 30 horas em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Uma outra representação contra Marcos Pollon pede a sua suspensão por 90 dias por causa de ofensas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Essa ação tramita de forma separada e tem como relator o deputado Ricardo Maia (MDB-BA).