Campanha de Lula fala em "teto" de Bolsonaro e quer manter discurso de vitória
Pesquisa Ipec mostra que segue no horizonte a possibilidade de vitória do petista no primeiro turno
Integrantes da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoram os resultados da pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15) por indicarem que o bom momento do presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter freio em breve. Para aliados de Lula, o presidente pode estar perto do seu "teto".
"A aposta de Bolsonaro foi abrir o período eleitoral em empate, mas não conseguiu. Simplesmente, fizeram de tudo e seguem bem atrás", diz um integrante da campanha sob reserva.
Outro auxiliar de Lula afirma que, apesar do pacote de benefícios aprovado pelo Congresso com ajuda de Bolsonaro e da redução do combustível, Cam. “Lula tem 44% dos votos, contra 41% dos demais rivais”, nota um petista. E isso ajuda a empurrar uma das frentes da campanha, a chamada para o voto útil.
De olho numa eventual desidratação de Ciro, a campanha de Lula avalia que o eleitor do pedetista é mais "antiBolsonaro" do que "antiPT" e vê em percentual elevado de indecisos um flanco para ataque. Dado da pesquisa Ipec foi visto pelo QG petista como confirmação da oportunidade para explorar o sentimento de voto útil. Enquanto 82% dos eleitores de Lula dizem que sua escolha é definitiva, no caso de Ciro, o percentual é de somente 36%. Ou seja, 64% afirmam que podem votar em outro.
Por isso, além de um movimento natural que pode acontecer na reta final, o tal “efeito manada”, os petistas querem desde já ir atrás desse eleitor. "É neste percentual que está o espaço para avançar na candidatura Ciro", diz um integrante da campanha de Lula.
Além disso, aliados de Lula comemoram que a rejeição de Bolsonaro segue muito alta. "Patamar proibitivo", observa um petista. E destacam que há pouco tempo para uma virada significativa diante dessa alta desaprovação. Segundo a pesquisa, 58% reprovam a forma como Bolsonaro governa.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos - Os candidatos a presidente em 2022



