Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CCJ aprova reserva de ao menos uma vaga de titular para mulheres na direção da Câmara

    Atualmente, não há regras sobre a presença de mulheres na composição da Mesa Diretora da Casa. Deputada Maria do Rosário é a única titular mulher entre os atuais integrantes

    Reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (5)
    Reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (5) 05/12/2023 - Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

    Mayara da Pazda CNN

    Brasília

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (5), por 32 votos a 7, uma proposta que altera o regimento interno da Casa para prever que ao menos uma vaga da Mesa Diretora seja ocupada por uma mulher.

    Na CCJ, os deputados analisaram apenas a constitucionalidade da proposta. Agora, o texto segue para o plenário da Câmara. Se aprovada, a mudança passa a fazer parte do regimento da Casa.

    Atualmente, não há regras sobre a presença de mulheres na composição da Mesa Diretora da Câmara. Pela proposta, todas as vagas de titulares deverão contar com a representação de ambos os sexos.

    A Mesa Diretora da Câmara tem 11 membros: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, quatro secretários parlamentares e quatro suplentes. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) é a única titular mulher entre os atuais integrantes.

    Tópicos

    Tópicos