Claudia Costin: Infelizmente não se pensou em educação como política pública

Milton Ribeiro anunciou exoneração do Ministério da Educação nesta segunda-feira (28)

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou sua exoneração da pasta nesta segunda-feira (28). A especialista CNN em educação, Cláudia Costin, comentou sobre a troca de ministros no governo de Jair Bolsonaro (PL) e como a “falta de política pública” para gerir o ministério impacta no sistema de ensino brasileiro. Assista a íntegra no vídeo acima.

“Infelizmente não se pensou em educação como política pública, pelo menos uma politica pública a ser gerenciada. O Brasil colocou como ministro – no governo Bolsonaro – pessoas que não têm apetite para gestão da politica educacional”, disse a especialista.

Claudia Costin destacou também a importância de a gestão pública ser desvinculada a ideologias, com foco em ações que visam melhorar a qualidade de ensino, especialmente no período pós-pandemia de Covid-19.

“A gente precisa de menos ideologia e mais gestão de política pública. Governar dá trabalho e não se governa com guerras ideológicas, ainda mais em educação”, afirmou Costin.

“Hoje existe um certo consenso do que precisa fazer para melhorar a educação brasileira, especialmente nesse período de finzinho de pandemia. As crianças voltaram para as escolas, eles têm perdas grandes de aprendizagens, é importante que se prepare e implemente um plano competente de recuperação das aprendizagens. Há muito que ser feito, não falta o que fazer e a única coisa que não precisamos nesse momento são guerras ideológicas”, afirmou.

Mais Recentes da CNN