Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senado comemora 200 anos de sua criação nesta segunda (25)

    Ministros do STF e representantes de outros países também são esperados; à noite, concerto com o maestro João Carlos Martins encerra comemorações

    Lula estará em cerimônia com Pacheco para celebrar os 200 anos do Senado
    Lula estará em cerimônia com Pacheco para celebrar os 200 anos do Senado 20/12/2023 - Pedro Gontijo/Senado Federal

    Marcos Amorozoda CNN

    Brasília

    Para marcar os 200 anos de fundação, o Senado realiza, nesta segunda-feira (25), às 15h, uma sessão solene com a presença de diversas autoridades e representações estrangeiras.

    Na cerimônia, serão relembrados momentos históricos do Senado ao longo dos dois séculos de existência, assim como falas do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e de outras autoridades que ajudaram na construção histórica do parlamento brasileiro.

    Entre os convidados, estão:

    • o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL),
    • o procurador-geral da República, Paulo Gonet,
    • a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura,
    • o presidente do Supremo Tribunal Militar, Francisco Joseli Parente Camelo
    • os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Dias Toffoli e
    • ministros do governo.

    Mendes representará o presidente da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso, que não estará em Brasília.

    Roteiro

    A sessão solene é apenas uma das atividades planejadas para celebrar os 200 anos do Senado no dia 25.

    O dia festivo começa com o “Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, às 9h, com a cerimônia de abertura no auditório Petrônio Portella. O tema da palestra principal, às 10h, é “A política na sociedade digital”, ministrada pelo sociólogo e professor espanhol Manuel Castells.

    À noite, acontece o espetáculo musical “Senado 200 Anos: uma Jornada Histórica Rumo ao Futuro”, com a apresentação da Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, sob regência do maestro João Carlos Martins, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

    Comemorações

    Ao longo de 2024, as comemorações dos 200 anos incluirão atividades como distribuição de material didático, exposições, lançamentos de livros e novos conteúdos jornalísticos e culturais nos veículos de comunicação do Senado.

    No início de março, foram entregues medalhas comemorativas que destacaram as três sedes do Senado ao longo de sua história.

    Também foi aberta a exposição “Palácio Monroe: Um Legado de Democracia”, um resgate do valor histórico do Plenarinho, conjunto de peças do mobiliário histórico usado no Palácio Monroe, antiga sede do Senado no Rio de Janeiro, que foi demolido em 1976.