Comissão Mista de Orçamento do Congresso adia apreciação da LDO de 2026

Efraim Filho anunciou que a análise do relatório de Gervásio Maia (PSB-PB) será feito nesta quarta-feira (3)

Mateus Salomão e Emilly Behnke, da CNN Brasil, Brasília
Esplanada dos Ministérios em Brasília
Esplanada dos Ministérios em Brasília  • com o Congresso Nacional ao fundo07/04/2010REUTERS/Ricardo Moraes
Compartilhar matéria

A CMO (Comissão Mista de Orçamento) do Congresso Nacional adiou a apreciação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026 para a tarde desta quarta-feira (3). A análise inicialmente estava programada para esta terça-feira (2).

Logo no início da reunião, o presidente Efraim Filho (União-PB) anunciou que a data foi alterada a pedido do relator da matéria Gervásio Maia (PSB-PB). O relator deve se reunir com o Executivo ainda na tarde desta terça-feira.

“A pedido do relator da LDO, deputado Gervásio Maia, diante dos diálogos que o colégio de líderes ponderou, pedidos de destaques, as dúvidas que existiram… avançou bastante o diálogo, mas se faz necessário o prazo de 24 horas para que o relator possa acomodar as sugestões de mudança em seu relatório”, disse.

A LDO orienta a elaboração e execução da LOA (Lei Orçamentária Anual) do ano seguinte. A apreciação da matéria relativa a 2026 pelo Congresso Nacional está atrasada, uma vez que teria que ter ocorrido antes do recesso parlamentar deste ano.

A análise do relatório da receita do Orçamento, sob a relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), também foi adiada. O presidente informou que ela ainda busca informações complementares com o governo para incluir no parecer.