Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conflito com ruralistas dificulta governo Lula organizar base aliada, diz cientista político à CNN

    Rafael Cortez participou da edição desta sexta do WW; professor do IDP relembrou poder de articulação da bancada ruralista

    Da CNN* São Paulo

    O leilão para compra de arroz importado é um conflito que, tensionando ainda mais as relações entre o presidente Lula (PT) e o agronegócio, torna mais difícil ao governo formar sua base no Congresso, avaliou ao WW (segunda a sexta, 22h) o cientista político Rafael Cortez, nesta sexta (21).

    “Já não há uma ligação natural entre o governo e esse setor”, afirmou Cortez, professor do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa), destacando o poderio no Congresso da bancada ruralista. “É uma base bastante articulada”, disse.

    “Parte da base (do governo) vem da bancada ruralista”, acrescentou Cortez. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) contabiliza 324 deputados federais e 50 senadores – cerca de 60% dos parlamentares de cada uma das casas legislativas.

    O governo tem pressionado partidos aliados contra a instalação na Câmara de uma CPI do Arroz, que tem como objetivo investigar suspeitas envolvendo um edital anulado e outro, suspenso pelo governo.

    Os editais foram abertos pelo governo após as chuvas no Rio Grande do Sul, o maior produtor nacional de arroz. O governo federal decidiu subsidiar a importação do produto sob a justificativa de conter uma escalada nos preços.

    O WW vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h, com edição especial aos domingos no mesmo horário. O programa debate os temas mais relevantes e complexos dos noticiários de uma maneira objetiva e, ao mesmo tempo, aprofundada.

    *Com informações de Tainá Falcão e Daniel Rittner, da CNN, em Brasília