Conheça a trajetória de Jair Bolsonaro até chegar ao PL

União com o PL é mais um casamento na trajetória político-partidária de Bolsonaro, que teve muitos divórcios

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Partido Liberal (PL) confirmou, nesta quarta-feira (10), a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A entrada dele na sigla havia sido antecipada pela CNN e foi confirmada pela assessoria de imprensa da legenda. É mais um casamento na trajetória político-partidária de Bolsonaro, que teve muitos divórcios.

O primeiro mandato, ainda como vereador, foi pelo PDC (Partido Democrata Cristão), que, depois de uma fusão com o PDS (Partido Democrático Social), se tornou o PPR (Partido Progressista Reformador).

Em 1995, a legenda fez uma nova associação, e Bolsonaro, sem sair do lugar, passa para uma outra sigla: o PPB (Partido Progressista Brasileiro). Em 2003, Jair Bolsonaro migra para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Dois anos depois, vai para o PFL (Partido da Frente Liberal), hoje DEM (Democratas). Neste caso, nem casamento teve. Foi apenas um namoro de quatro meses.

Filiações de Bolsonaro - Parte 1
As filiações de Jair Bolsnaro / Reprodução / CNN

Depois, veio a duradoura união com o PP (Partido Progressista). Ficaram juntos por 11 anos e só se separaram em 2016, quando Bolsonaro decidiu ir para o PSC (Partido Social Cristão).

Em 2018, se filiou ao PSL (Partido Social Liberal) para disputar a presidência. Bolsonaro chegou ao Planalto, e a sigla passou de nanica à segunda maior bancada da Câmara dos Deputados. Porém, passado o período da lua de mel, já em 2019, Bolsonaro se desfiliou.

Filiações de Bolsonaro - parte 2
As filiações de Jair Bolsonaro / Reprodução / CNN

Depois de ficar sem partido, Bolsonaro até tentou criar a sua própria legenda, a Aliança Pelo Brasil, mas sem sucesso.

Começaram, então, as conversas com outros partidos. Houve paqueras com o PP e Republicanos, mas o casamento será com o PL. E já tem data para acontecer: 22 de novembro, segundo publicação do partido em uma rede social.

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN