Conselho de Ética da Câmara analisa caso Daniel Silveira nesta terça-feira (22)

O parlamentar do PSL poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Conselho de Ética da Câmara deve ser reativado a partir das 14h30 desta terça-feira (23) após passar o ano passado fechado por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Na pauta estão duas representações contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Silveira foi preso na semana passada depois de publicar um vídeo com ataques e ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das ações é do próprio partido do deputado, que o acusa de ter quebrado o decoro parlamentar ao ter gravado uma reunião de forma clandestina da sigla em 2019. A outra representação foi apresentada pela Mesa Diretora da Câmara e diz respeito ao episódio da semana passada que levou a prisão de Silveira.

Todo o processo dura em média dois meses. Passado esses 60 dias o conselho deve decidir se arquiva o caso ou se Silveira será penalizado de alguma forma — advertência, suspensão ou ter seu mandato cassado.

O parlamentar do PSL poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A palavra final será do plenário da Casa por maioria absoluta: 257 votos.

 (Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN