Conselho de Ética livra Boulos e Lindbergh, casos contra Janones avançam
Deputado do Avante teve dois processos admitidos; um deles já resultou em punição cumprida

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou, nesta quarta-feira (3), processos contra os deputados Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ). Já André Janones (Avante-MG) teve dois processos admitidos e outro concluído, com penalidade já cumprida.
Boulos havia sido acusado pelo PL de ofender parlamentares do partido durante uma reunião do próprio Conselho, em abril. A representação foi arquivada por ampla maioria: 11 votos favoráveis ao encerramento e apenas um contrário.
Lindbergh Farias respondia a duas representações. A primeira, por supostas ofensas ao deputado Gustavo Gayer (PL-GO), foi arquivada por 12 votos a 1. A segunda, apresentada pelo partido Novo, que o acusa de divulgar imputações falsas contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), ainda segue em tramitação.
André Janones foi o parlamentar mais atingido pelas decisões do dia. Ele respondeu a três representações. Em uma delas, o Conselho considerou procedente a acusação de ofensas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A penalidade de suspensão por três meses já foi cumprida.
Os outros dois processos de Janones — que tratam da devolução de parte dos salários de servidores para financiar sua campanha e das ofensas contra Gustavo Gayer — avançaram no Conselho e seguem em análise.


