Conselho de Ética livra Janones por usar camisa com crítica à anistia
Placar foi de 13 x 4 a favor do arquivamento proposto pelo relator Zé Haroldo Cathedral; o deputado era acusado por usar uma camiseta com os dizeres "anistia é c***"

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (8), o relatório do deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) contrário a cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por ter usado dentro do Congresso Nacional uma camisa com a frase “anistia é o caralh*”.
O placar foi 13x4 a favor do arquivamento proposto pelo relator. Quatro deputados foram contrários.
O relator do requerimento afirmou que a "atuação do deputado está de acordo com os limites da razoabilidade e não configura recesso da sua imunidade parlamentar e nenhum". E votou pelo arquivamento do relatório.
Outros dois requerimentos contra o deputado do Avante estão em andamento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, um deles acusa Janones de chamar o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) de "assassino" e "corrupto" no X (antigo Twitter).
O segundo, acusa o deputado de ter pedido a servidores que devolvessem parte dos salários para pagamento de dívida de campanha. Ambos foram enviados pelo PL para o Conselho.
Os dois requerimentos devem ser analisados também nesta quarta-feira.
Outros 11 novos pedidos de abertura de processo foram enviados para análise nesta quarta, pelo PL, PSOL, PT e pelo partido Novo.
*Sob supervisão de Leandro Bisa


