COP30

COP30: governo vai reformular fundo e mirar prevenção a desastres naturais

Ministro Jader Filho disse à CNN que governo vai reformular fundo criado para socorrer o Rio Grande do Sul; ideia é ajudar pequenos e médios municípios em seus projetos

Danilo Moliterno, da CNN Brasil
Rua alagada em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul
Fundo criado para socorrer o Rio Grande do Sul será reformulado para ajudar municípios na prevenção de desastres climáticos  • Leandro Osório/Ato Press/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O ministro das Cidades, Jader Filho, disse à CNN Brasil nesta segunda-feira (10) que o governo vai reformular fundo que foi criado para socorrer o Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024. A ideia é de que seja reforçada sua estrutura para financiamento de projetos de prevenção a fenômenos climáticos extremos.

O governo federal vai aportar R$ 100 milhões no fundo e tentar atrair também recursos privados e de outros países para o mecanismo. O foco será financiar projetos de pequenos e médios municípios. A reformulação será anunciada durante a COP30, conferência climática que acontece em Belém (PA).

"O Firece [Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos] foi criado para ações de reconstrução para o Rio Grande do Sul, e continuará atuando nisso, mas também prevê que haja novos planos de aplicação voltados a projetos de adaptação", disse.

“Estamos estruturando essa nova modalidade de apoio aos municípios pequenos e médios de todo o Brasil, pelo Firece, para a elaboração de projetos de adaptação climática. Vimos que muitos municípios, sobretudo os pequenos, encontram dificuldade em elaborar projetos para adaptação climática. Por isso, essa ação”, completou.

Quando criado, o fundo recebeu aporte de R$ 6,5 bilhões para obras de mitigação de riscos, como drenagem urbana, canais, diques, estações de bombeamento e sistemas de contenção. A ideia é garantir maior segurança às populações vulneráveis e adaptar a infraestrutura urbana às novas realidades climáticas.