Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cotado para STF, Dino faz gestos para Rui Costa e tenta reduzir fogo amigo do PT, dizem fontes

    Primeiro gesto de reaproximação foi descartar de forma contundente uma intervenção federal na Bahia, estado de Costa

    Pedro Venceslauda CNN , São Paulo

    Um dos nomes cotados para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), fez nos últimos dias uma série de gestos públicos para o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para tentar reduzir o que seus aliados definem como uma ofensiva de “fogo amigo” de petistas.

    Fontes próximas ao titular da Justiça dizem que a relação entre os dois ministros sempre foi marcada por tensões nos bastidores, mas a situação teria escalado após as ações recentes da Polícia Militar da Bahia, que lidera o ranking de mortes violentas do Fórum Nacional de Segurança Pública.

    Por um lado, aliados de Dino reclamam que críticas à política de Segurança Pública da pasta e a defesa da tese de desmembramento da área da Justiça teriam partido de petistas com o aval de Rui Costa, que foi governador da Bahia e elegeu o atual chefe do executivo baiano.

    Por outro, pessoas do entorno de Costa dizem, em conversas reservadas, que o ministério do pessebista teria sido omisso diante da narrativa da truculência da polícia do estado.

    O primeiro gesto de reaproximação de Dino foi descartar de forma contundente uma intervenção federal na Bahia e dizer que esse tipo de ação só ocorre quando há falta de atuação do governo.

    Em seguida, o ministro da Justiça se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para “alinhar” novas estratégias de um trabalho conjunto entre as forças de segurança baianas e federais.

    Dino também anunciou que em outubro fará a entrega da Delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado.

    Veja também: Flávio Dino não quer ir para o STF neste momento

    Tópicos