Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cristiano Zanin vira alvo de críticas da esquerda após votações no STF

    Críticas sobre o ministro reforçam a pressão para que o presidente Lula nomeie uma pessoa progressista para a vaga de Rosa Weber, que se aposentará em setembro

    Da CNN

    O ministro Cristiano Zanin, recém-chegado ao Supremo Tribunal Federal (STF), virou alvo de críticas por parte de políticos e representantes da esquerda nas redes sociais após votos com posicionamentos considerados como conservadores em temas ligados a costumes.

    A âncora da CNN Raquel Landim apurou que as críticas sobre o ministro reforçam a pressão para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeie uma pessoa progressista para a vaga de Rosa Weber, que se aposentará em setembro.

    Zanin vem sofrendo críticas da esquerda após três votações:

    • Não reconhecer a insignificância em furto de itens com valor de até R$ 100;
    • Voto contrário à equiparação de ofensas à comunidade LGBTQIA+ com injúria racial;
    • Voto contrário à descriminalização da maconha para uso pessoal.

    Na quinta-feira (24), Zanin votou contra a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. Esse voto causou reações em grupos de WhatsApp de parlamentares do PT e de advogados ligados ao partido.

    Entre as manifestações, eleitores de Lula disseram que não conheciam Zanin e que o ministro teria sido dúbio durante a sabatina no Senado. Houve críticas também ao presidente Lula, que, segundo essas pessoas, deveria conhecer as posições de seu indicado.

    Felipe Neto, influenciador que fez campanha para Lula nas eleições de 2022, foi às redes sociais para protestar contra o voto de Zanin sobre a descriminalização da maconha.

    As deputadas Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Erika Hilton (PSOL-SP) também se manifestaram contra a decisão de Zanin. “Mais do que nunca precisamos de uma ministra negra e progressista no STF”, escreveu Hilton.

    Participações de Cristiano Zanin em votações no STF desde que tomou posse na Corte
    Participações de Cristiano Zanin em votações no STF desde que tomou posse na Corte / Arte/CNN Brasil

    (Publicado por Gabriel Ferneda, com informações de Raquel Landim, da CNN, em São Paulo)