Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dallagnol apresenta notícia-crime contra Janones após denúncia de “rachadinha”

    Ex-deputado pede quebras de sigilos bancários e fiscais do parlamentares e servidores de seu gabinete

    Julliana Lopesda CNN

    São Paulo

    O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) apresentou notícia-crime contra o deputado André Janones (Avante-MG). A ação ocorre após um ex-assessor do deputado mineiro afirmar que era comum a prática de “rachadinha” entre funcionários no gabinete parlamentar em Brasília.

    No pedido de investigação, Dallagnol solicita que a PGR investigue as movimentações financeiras de Janones e também de seus assessores. O ex-procurador da Lava Jato pede ainda a quebra dos sigilos bancários e fiscais de servidores e do próprio deputado, entre 2019 e 2023.

    Segundo o pedido de investigação, as denúncias apontam para a prática de caixa 2 por Janones “no exercício de seu primeiro mandato legislativo, sendo possível que tenha perdurado até a data atual”.

    Numa gravação, revelada pelo portal Metrópoles e obtida pela CNN, Janones cobra parte do salário de servidores para custear despesas pessoais.

    À CNN, Cefas Luiz Paulino — ex- assessor de Janones — disse ter feito o registro durante uma reunião com o parlamentar e parte de sua equipe em fevereiro de 2019. Em nota, o deputado afirmou que suas declarações foram retiradas de contexto e negou a prática de rachadinha.

    Tópicos

    Tópicos