Datafolha: 54% defendem abertura de impeachment contra Jair Bolsonaro

Pesquisa realizada pelo instituto ouviu 2.074 pessoas entre 7 e 8 de julho e aponta 42% contrários ao processo e 4% que não souberam opinar

André Rigue, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha neste sábado (10) aponta que 54% dos entrevistados são favoráveis à abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara dos Deputados. Segundo o levantamento, 42% aparecem contrários à iniciativa. Outros 4% não souberam opinar.

De acordo com o Datafolha, é a primeira vez que mais da metade dos entrevistados se mostra favorável à abertura do processo desde que o tema passou a ser alvo de pesquisas, em abril de 2020.

O instituto entrevistou de forma presencial 2.074 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 7 e 8 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Presidente Jair Bolsonaro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Presidente Jair Bolsonaro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Foto: Isac Nóbrega/PR – 9.jul.2021

 

Na pesquisa anterior do instituto, em 11 e 12 de maio deste ano, 49% se mostraram favoráveis à abertura do processo, 46% contrários e 4% não opinaram. Na primeira pesquisa sobre o tema, em 27 de abril de 2020, 48% eram contrários ao processo, 45% favoráveis e 6% não opinaram.

Superpedido de impeachment

No dia 30 de junho, um grupo composto por parlamentares, partidos políticos e movimentos sociais protocolou um “superpedido” de impeachment contra Bolsonaro, reunindo argumentos de outros 122 pedidos já apresentados à Presidência da Câmara dos Deputados, atualmente ocupada por Arthur Lira (PP-AL).

No mesmo dia, Lira sinalizou que não pretendia adotar medidas para abrir o processo. “Impeachment como ação política, a gente não faz. Eu faço com materialidade. Tem 120 [pedidos de impeachment] na fila”, disse Lira.

Mais Recentes da CNN