Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Decisão de Fachin sobre Lula pode ser benéfica à Lava Jato’, diz criminalista

    Thiago Turbay avaliou a decisão do ministro Edson Fachin sobre a anulação de condenações de Lula

    Produzido por Rudá Moreira, da CNN, em Brasília

    A decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser benéfica à Operação Lava Jato. A avaliação é do advogado criminalista Thiago Turbay em entrevista à CNN nesta segunda-feira (8).

    “Não creio que seja o fim da Lava Jato, creio que seja um reinício sob uma perspectiva democrática. Agora, a Lava Jato tem chance de alcançar os fins que se pretendeu dentro do processo legal”, afirmou Turbay.

    Para o especialista, “pessoas que estiveram submetidas a decisões do juiz Moro que não estavam à sua alçada de competência devem ter as decisões anuladas, pois padecem do mesmo vício de legitimidade”. “É possível que outros réus peçam anulação, os casos têm que ser avaliados individualmente”, analisou. 

    O advogado criminalista Thiago Turbay (08.mar.2021)
    O advogado criminalista Thiago Turbay (08.mar.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    Turbay disse ainda que “não há dúvidas de que a decisão de Fachin, sob a perspectiva da competência, é correta”. “O ministro acerta na matéria de fundo. O que causa alguma perplexidade é porque essa decisão é tomada às vésperas do julgamento da suspeição de Sergio Moro”, disse o advogado criminalista.