Defesa de Roberto Jefferson denunciará Moraes à OEA nesta terça-feira (17)

Medida busca contestar prisão preventiva autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal; defesa também deve pedir suspeição do magistrado no caso

Lucas Janone,  da CNN, no Rio de Janeiro
Alexandre de Moraes determinou prisão do ex-deputado Roberto Jefferson
Defesa de Roberto Jefferson recorrerá à OEA contra prisão do ex-deputado  • Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhar matéria

A defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, deve denunciar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (17), à Organização dos Estados Americanos (OEA) para contestar a prisão do ex-deputado na última sexta-feira (13).

A informação foi confirmada à CNN pelo advogado do político, Luiz Gustavo Pereira. “Ingressamos nesta terça com a denúncia na OEA contra os abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes”, disse o advogado de Roberto Jefferson.

A defesa do presidente do PTB também diz que pedirá, nesta semana, a suspeição do ministro do STF, alegando que Jefferson e Moraes já travaram disputas judiciais, o que deixaria o ministro mais inclinado a uma condenação do acusado.

A defesa de Roberto Jefferson solicita também que a prisão preventiva seja convertida para domiciliar, já que o político tem "delicados problemas de saúde e corre risco de morte na cadeia".

Roberto Jefferson é acusado de fazer parte de uma 'milícia digital' que atua contra instituições e teria preparado ataques para minar as eleições de 2022. Ele foi preso na sexta-feira (13), após decisão de Moraes.

A CNN procurou, mas, por enquanto, não teve o retorno do ministro Alexandre de Moraes.