Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Delegada da PF que prendeu Rocco Morabito, líder da máfia italiana, será a número 2 da segurança de Pernambuco

    De Brasília, Dominique Oliveira também foi responsável pela inclusão do primeiro preso do PCC em presídios federais e atuou no caso Alan dos Santos

    Elijonas Maiada CNN

    A delegada de Polícia Federal (PF) Dominique Oliveira será a nova secretária-executiva da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A pasta é responsável pela segurança do estado governado por Raquel Lyra (PSDB) e o posto da investigadora é o segundo mais alto na hierarquia.

    Dominique, lotada na sede da PF em Brasília, será cedida esta semana dos quadros da corporação para assumir o cargo comissionado no Nordeste.

    A delegada da PF, que começou a carreira em 2003, é conhecida por ter um trabalho técnico e já conduziu casos de notoriedade, como o do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, enquanto ela era da Interpol, e ter sido a primeira e única mulher até hoje a chefiar a área de repressão a crimes violentos da Polícia Federal.

    No entanto, um dos inquéritos que conduziu que fala com orgulho a amigos é o do período em que coordenou o Projeto I-CAN da Interpol e prendeu, em 2021, Rocco Morabito, o número um da lista de foragidos internacionais da ‘Ndrangheta, a máfia italiana que controla o mercado de cocaína na Europa.

    A investigação foi conjunta entre Brasil e Itália, e a Polícia Federal prendeu Morabito em João Pessoa (PB). O foragido é conhecido mundialmente como “o rei da cocaína”, e era procurado desde 1994, inclusive incluído na lista do Ministério do Interior italiano dos dez fugitivos mais perigosos da Itália.

    Em julho de 2022, a PF realizou a extradição do mafioso, condenado a 103 anos de prisão na Itália por crimes relacionados ao tráfico de drogas.

    Ao longo de 20 anos, a delegada Dominique Oliveira também coordenou o aparato de segurança da Copa das Confederações de 2013 e a visita do Papa Francisco ao Brasil no mesmo ano. Também foi diretora do Sistema Penitenciário Federal e responsável pela inclusão do primeiro preso do PCC em presídios federais, o Roberto Soriano, apontado pelo Ministério Público como o 02 da facção.

    Essa primeira transferência deu origem às de outros membros da cúpula da facção para as penitenciárias controladas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, incluindo Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

    Em Pernambuco, Dominique Oliveira se junta ao recém-empossado secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho Liberato de Matos, que entrou no lugar do interino Alexandre Luiz Rollo Alves. Ambos são delegados da PF.

    VÍDEO: PF aposta em provas sobre milícias digitais em operação contra Braga Netto

    Tópicos