Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Depois de sondagem para assumir MEC, Izolda Cela vai em diplomação de Lula

    Governadora do Ceará tem boa relação com o presidente eleito, já que deixou o PDT, do então presidenciável Ciro Gomes, após uma disputa local que favoreceu o grupo político do petista

    Izolda Cela (sem partido), governadora do Ceará, e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
    Izolda Cela (sem partido), governadora do Ceará, e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Reprodução/Instagram

    Larissa Rodriguesda CNN

    em Brasília

    A Governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), esteve, nesta segunda-feira (12), na cerimônia de diplomação do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.

    Izolda compareceu ao evento um dia depois de, segundo interlocutores do PT, conversar com Lula por telefone sobre a possibilidade de assumir o Ministério da Educação (MEC).

    A expectativa é que o presidente eleito escolha a governadora para comandar o MEC ainda esta semana. Professora, Izolda Cela é apoiada pelo senador eleito Camilo Santana (PT), de quem herdou o governo do Ceará. Casada com Veveu Arruda, também do PT, tem uma longa história no partido, além de ser elogiada por sua atuação que ajudou a reformular a educação do estado.

    Além disso, a governadora tem uma boa relação com Lula que a considera fiel, já que Izolda deixou o PDT — do presidenciável Ciro Gomes — após em uma disputa local que favoreceu o grupo político do petista.

    No entanto, pesa contra a sua nomeação uma tentativa do PT de ter o comando da pasta, uma das maiores da Esplanada dos Ministérios. Nesse caso, o mais cotado para o MEC é o líder do partido na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG).