Deputado Duarte Jr. é escolhido como vice-presidente da CPMI do INSS
Congressista foi eleito por acordo com aval da base governista e da oposição

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) elegeu nesta terça-feira (26) o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) como vice-presidente do colegiado.
A votação foi simbólica – sem registro de votos individuais dos parlamentares – após acordo costurado com a base governista e a oposição.
“Temos um lado, o lado dos aposentados [...] Que nessa CPMI a gente possa deixar a ideologia um pouco de lado e focar nas pessoas”, disse o deputado na reunião.
Na semana passada, além de Duarte Jr., também manifestaram interesse no cargo os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT).
Na reunião desta terça, governistas compareceram em peso. A presença faz parte da estratégia do grupo para evitar novas reviravoltas no colegiado, após a eleição na semana passada, avaliada como uma vitória da oposição.
Na instalação da CPMI, a oposição conseguiu eleger o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente, contrariando o acordo que previa a indicação de Omar Aziz (PSD-AM). O relator indicado também mudou e o nome escolhido foi o de Alfredo Gaspar (União-AL).
Patrocinada pela oposição, a CPMI foi criada para investigar o esquema bilionário de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. O caso foi revelado em abril após operação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União).
No total, as entidades responsáveis pelos descontos teriam cobrado valor estimado em R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.