Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputado Ivan Valente e senador Eduardo Girão debatem bloqueio de redes sociais

    Parlamentares defendem liberdade de expressão e condenam a censura

    Isabela FilardiRenata SouzaLudmila CandalVinícius Tadeuda CNN

    Em São Paulo

    O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) em debate realizado pela CNN nesta terça-feira (6), analisaram se o bloqueio de redes sociais com publicações atacando a Justiça Eleitoral é uma ameaça à liberdade de expressão.

    Ambos afirmaram que defendem a liberdade de expressão e condenam a censura.

    Valente, no entanto, afirma que os perfis bloqueados estão defendendo a “liberdade de mentira” e não de expressão. Para ele, tanto os parlamentares que foram caçados ou tiveram suas redes sociais suspensas quanto os bolsonaristas que estão em frente aos quartéis defendem a ditadura e a tortura, o contrário da liberdade de expressão.

    Para Girão, “a liberdade de expressão já foi caçada no Brasil” e vem acontecendo com parlamentares, artistas e pessoas que “pensam de um lado diferente do sistema”. “É necessário um equilíbrio e respeito à livre opinião”, diz.

    Em relação à posição dos Poderes sobre os bloqueios, o deputado acredita que estão agindo de forma correta e afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família já insultaram as Instituições diversas vezes e que “isso não é democracia”.

    Já o senador Girão defende que é “uma violência brutal contra o Brasil o que estamos vivendo” e diz que o segmento dos conservadores está sendo perseguido.

    *Assista à íntegra do debate no vídeo acima