Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Diante de ofensiva do PT, Ciro amplia campanha nas redes contra “voto útil”

    Campanha do pedetista tenta evitar migração de votos de Ciro para Lula ante atual cenário das pesquisas eleitorais

    Da CNN

    O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ampliou a ofensiva nas redes sociais contra o “voto útil” no primeiro turno do pleito presidencial. O pedetista tenta evitar que seus eleitores migrem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente à ofensiva do PT para que Lula consiga vencer ainda em 2 de outubro. A informação é da âncora da CNN Daniela Lima.

    A campanha de Ciro tem produzido materiais de divulgação que, diante do atual cenário das pesquisas de intenção de voto – que apontam o pedetista com menos de 10% –, busquem evitar que parte dos eleitores do ex-ministro migrem para Lula.

    A CNN teve acesso a um vídeo da campanha pedetista no qual Ciro afirma que o “voto útil quer fazer da sua escolha uma inutilidade”.

    Pesquisa Globo/Ipec publicada na segunda-feira (12) mostrou Ciro com 7% das intenções de voto, atrás de Jair Bolsonaro (PL), com 31%, e de Lula, que tem 46%. Neste cenário, Lula venceria no primeiro turno.

    A campanha do PT, por outro lado, pretende fazer uma ofensiva pelo “voto útil” afirmando que esse seria um voto em defesa da democracia. Nesta terça-feira (13), Lula falou abertamente sobre ser eleito ainda no primeiro turno nas redes sociais.

    “Eu nunca fiz eleição para ganhar no 2° turno. Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém”, escreveu o petista no Twitter.

    A preocupação do PT, no entanto, é que a defesa do voto útil pareça uma sabotagem a outras candidaturas. Por isso, a campanha pretende adotar o discurso de que é um voto para manter a democracia no Brasil e evitar um mês a mais de tensões institucionais.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    *Publicado por Daniel Reis

    Fotos – os candidatos a vice-presidente