É extremamente necessário cassar Eduardo Bolsonaro, diz Lula à Itatiaia

Deputado federal enviou ofício ao presidente da Câmara, Hugo Motta, para exercer mandato parlamentar dos Estados Unidos, onde está desde fevereiro

Gabriela Boechat, Leticia Martins e Daniela Mallmann, da CNN, Brasília, São Paulo e Minas Gerais
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (29) que está dialogando com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para cassar o mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde fevereiro.

"Ele [Eduardo Bolsonaro] não pode exercer o mandato dele. Eu já falei com o presidente Hugo Motta. Já falei com vários deputados de que é extremamente necessário cassar o Eduardo Bolsonaro porque ele vai passar para a história como o maior traidor da história desse país", disse Lula.

O deputado Eduardo Bolsonaro protocolou um ofício a Hugo Motta solicitando autorização para exercer seu mandato parlamentar remotamente dos Estados Unidos. No documento, o congressista argumentou estar impossibilitado de retornar ao Brasil devido a uma suposta perseguição política.

"Ele [Eduardo Bolsonaro] sai do Brasil. Vai para os EUA denunciar o Brasil e ficar mentindo em relação ao Brasil. As acusações que o [Donald] Trump fez ao Brasil para fazer a taxação são todas inverídicas. É extremamente inaceitável a interferência na Suprema Corte brasileira", disse Lula à Itatiaia.

Nos EUA, Eduardo Bolsonaro diz estar articulando com autoridades norte-americanas a aplicação de sanções contra o Brasil em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em carta enviada por Donald Trump ao Brasil para comunicar a aplicação de tarifas, o presidente norte-americano afirmou que há uma "caças às bruxas" em território brasileiro.