É falso que a Polícia Federal encontrou votos computados ao conferir urnas

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que a Polícia Federal constatou, em Brasília, que as urnas que seriam distribuídas aos municípios já estavam com votos previamente computados

Do Projeto Comprova
  • Projeto Comprova
Compartilhar matéria

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que a Polícia Federal constatou, em Brasília, que as urnas que seriam distribuídas aos municípios já estavam com votos previamente computados. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

/ Projeto Comprova
/ Projeto Comprova

 

“Já tinha voto inserido nas urnas eletrônicas”

– Trecho de vídeo que vem circulando pelas redes sociais

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu que tenha havido qualquer operação da Polícia Federal (PF) em Brasília para conferir urnas eletrônicas. O tribunal também destacou que não há votos previamente computados ou qualquer irregularidade com os equipamentos. 

A área de notícias no site da PF também não tem registros de operações em Brasília para averiguação. Conforme o TSE, a Polícia Federal realizou em agosto apenas uma inspeção do sistema eletrônico de votação, nos componentes internos das urnas e no software. 

A fala do homem no vídeo que vem sendo compartilhado nas redes sociais resgata uma notícia falsa que circulou em 2018 e 2020, quando policiais e um mesário eleitoral fizeram uma denúncia de irregularidades em uma urna, em Brasília, no primeiro turno da eleição de 2018. No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o que ocorreu foi um “desconhecimento técnico” e não houve qualquer comprovação de fraude.

Esta é uma checagem da Agência Lupa. Neste fim de semana, a equipe do Comprova se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. O CheckBR parceria que reúne AFP, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.