Eleições 2022

Eleição está em aberto e depende da “atuação dos candidatos”, diz especialista

Cientista político afirma que no cenário atual Lula venceria no primeiro turno, mas destaca espaço para “imprevisibilidade”

Vinícius Tadeu, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

O cientista político José Álvaro Moisés afirmou, em entrevista à CNN neste domingo (21), que, consideradas as intenções de votos atuais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a eleição presidencial no primeiro turno. Ele destaca, porém, que há espaço para “imprevisibilidade”.

“Política não é uma ciência exata que você, uma vez constatado, acha que está tudo resolvido. Pode ocorrer uma imprevisibilidade, que pode alterar o resultado”, disse.
Apesar da impossibilidade de cravar o resultado do pleito, o especialista aponta que duas “estabilidades” jogam a favor de Lula. Primeiro, sobre a quantidade de eleitores que declaram intenção de votar no petista; segundo, sobre o índice do presidente rejeição de Jair Bolsonaro (PL).

“Os índices relativos à rejeição, especialmente à rejeição do presidente Jair Bolsonaro, também são estáveis. Se você levar em conta esses dois dados. Eu diria que hoje a probabilidade seria que a eleição se resolvesse no primeiro turno”, aponta.

O cientista político indica ainda que o avanço de Bolsonaro em segmentos com rendimento entre dois e cinco salários mínimos é mais um indicativo de seu crescimento entre os evangélicos. Ele explica que os recortes “frequentemente coincidem”.

Para o especialista, os movimentos de intenções de votos dos próximos 40 dias serão influenciados diretamente pela “atuação dos candidatos”. Ele diz que o pleito de 2022 não é somente sobre “razão”, mas também “emoção”.

José Álvaro Moisés diz que a pandemia e as perdas acarretadas por ela, assim como outros eventos ocorridos nos últimos anos, ainda têm amplo impacto sobre a opinião dos eleitores.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.