Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleição no Senado: Conheça os perfis dos candidatos que disputam a presidência

    Expectativa é que a sessão comece nesta segunda-feira (1º), entre 16h e 17h

    Senado vai escolher o novo presidente nesta segunda-feira (1º)
    Senado vai escolher o novo presidente nesta segunda-feira (1º) Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

    Da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    Assim como a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, a votação no Senado Federal acontece nesta segunda-feira (1º). A expectativa é que a sessão comece entre 16h e 17h. 

    Entre os candidatos ao comando da Casa estão: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP), Simone Tebet (MDB-MS), Lasier Martins (Podemos-RS) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A seguir, conheça os perfis de Tebet e Pacheco, principais cotados para ganhar a eleição.

    Rodrigo Pacheco

    Senador Rodrigo Pacheco
    Senador Rodrigo Pacheco
    Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

    Nascido em Porto Velho (RO), em novembro de 1976, Rodrigo Otavio Soares Pacheco (DEM-MG) é advogado e especialista em direito penal. Foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre os anos de 2013 e 2015, deputado federal por Minas Gerais e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. 

    Pacheco está em seu primeiro mandato como senador e já atuou como vice-presidente da Comissão de Transparência e Governança na Casa. Atualmente é presidente do Democratas, em Minas. 

    Herdeiro de empresas de transporte rodoviário no estado mineiro, Pacheco é candidato à presidência do Senado e tem o apoio do atual ocupante do cargo, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e tem a simpatia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

    Simone Tebet

    Simone Tebet
    A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da CCJ do Senado
    Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

    Advogada e professora universitária, a senadora Simone Nassar Tebet nasceu em fevereiro de 1970, em Três Lagoas (MS). É a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), uma das mais importantes do Senado. Tebet iniciou a trajetória política em 2002, quando foi eleita deputada estadual pelo MDB. 

    Já foi prefeita de Três Lagoas por três mandatos, vice-governadora do Mato Grosso do Sul, e está em seu primeiro mandato no Congresso Nacional, onde também foi eleita presidente da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher. Na disputa para a presidência da Casa, ela tem uma candidatura independente, já que foi abandonada pelo próprio partido. 

    (Publicado por: André Rigue)

    Mais Recentes da CNN